domingo, 20 de março de 2011

Gatos pretos nem sempre foram alvo de superstições, medo, ou mesmo considerados de má sorte. De fato, nos primeiros tempos do Egito, que datam de 3000 aC, os gatos (inclusive os negros) eram as estrelas do mundo animal, era grande a sua estima, matar um era considerado um crime capital.

Foi na Idade Média na Europa que o gato preto deixou de ser estrela e começou a ser perseguido à medida que começou a ser associado com as chamadas bruxas.
A histeria das bruxas praticando magia negra tinha acabado de atingir a Europa e gatos de rua foram muitas vezes tratados e alimentados pelas pobres solitárias velhas senhoras (engraçado como algumas coisas nunca mudam) mais tarde, acusadas de bruxaria.



Seus companheiros felinos, alguns dos quais eram pretos, foram considerados culpados de bruxaria por associação. Essa crença aumentou ainda mais quando uma lenda urbana que envolveu um pai e seu filho em Lincolnshire em 1560 começou a circular na sociedade da época.

A lenda conta que a dupla disse que em uma noite sem lua, um gato preto cruzou o seu caminho e mergulhou em um espaço apertado,eles atiraram pedras contra o felino peludo até que a criatura indefesa ferida correu para a casa de uma mulher, que na época era suspeito de ser uma bruxa.

No dia seguinte, o pai e o filho depararam com a mesma mulher e perceberam que ela estava machucada e mancava, logo acreditaram que aquilo era mais do que apenas uma coincidência. Daquele dia em diante, em Lincolnshire, acreditava-se que as bruxas podiam se transformar em gatos pretos durante a noite.



A crença das bruxas de se transformar em gatos pretos, a fim de passarem despercebidas pelas ruas se tornou uma crença na América durante a caça às bruxas de Salem. Ainda hoje a associação de gatos pretos com bruxas é muito forte durante as comemorações de Halloween. Assim, um animal, que uma vez era venerado se tornou um símbolo de maus augúrios em algumas partes do mundo.

No entanto, em algumas culturas, o gato preto ainda é reverenciado como um símbolo de boa sorte até hoje. O escocês acredita que a chegada de um gato preto estranho à casa significa prosperidade, enquanto os piratas do século 19 acreditavam que se um gato preto caminha em sua direção, é um sinal de má sorte, mas é boa sorte, se ele anda longe de você. Em algumas pequenas ilhas britânicas, acredita-se que um gato preto dado como presente de casamento traz boa sorte para a noiva!

Fonte:http://www.todayifoundout.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário